quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Salão do Automovel 2008

Suzuki é só Vitara e o porvir

Texto e foto: Cláudio de Souza

A apresentação da Suzuki encerrou o 2º dia de imprensa do 25º Salão do Automóvel de São Paulo. A marca japonesa, que está retornando ao Brasil, não tinha muito o que mostrar. O jipinho Jimny não veio, ou pelo menos não chegou a tempo de ser mostrado hoje. A ver se será exposto nos dias de visitação pública, que começam na quinta-feira (30), às 14h.

Assim, o estande ficou dividido entre o Grand Vitara, utilitário esportivo que chega à terceira geração bastante descolado de seu "gêmeo" no modelo anterior, o Chevrolet Tracker (à venda no Brasil). Com tração 4x4 integral, reduzida e bloqueio de diferencial, mas acabamento interno e promessa de conforto de sedã, é mais um candidato a jipe para uso na selva -- no caso, a de pedra.

Mas a Suzuki tem também o carro-conceito Kizashi, visto na foto acima. Aliás, é um dos carros-conceito com mais cara de carro-conceito neste salão... Em japonês, seu nome significa "algo bacana está chegando" (segundo a Suzuki). Com jeitão futurista e proposta de parecer em movimento mesmo quando parado, devido às linhas fluidas, é uma atração que pode prender os olhares do público que visitar o estande da marca.

Zonda Roadster F é carro de ninguém

Texto e foto: Eugênio Augusto Brito

Se o internauta for um entusiasta dos superesportivos e amante dos carros exclusivos, deve visitar obrigatoriamente o estande da importadora Platinuss no Salão de SP. Representante no Brasil das italianas Lamborghini e Pagani e em negociação para fechar definitivamente com a inglesa Lotus em 2009, estão lá peças únicas -- e muito caras -- deste segmento e também aquele que deve ser o modelo mais caro à venda no país, o Pagani Zonda Roadster F. Mas que sai "de graça" se o interesse for apenas observar.

Para colocá-lo na garagem, as coisas mudam de figura: a italiana Pagani diz que ainda não encontrou ninguém que possa pagar algo como R$ 4,5 milhões (nos bastidores, diz-se que o valor pode ser ainda maior) para levar a única unidade disponível no país. O detalhe é que ela também informa que não negociará o modelo no Anhembi, ou seja, nem perca tempo tirando o seu rico dinheirinho de sob o colchão.

O preço do Zonda Roadster F pode ser ainda mais inflacionado com a divulgação das características técnicas: apenas 25 unidades serão produzidas para todo o planeta, cada uma montada com peças exclusivas (feitas artesenalmente); cada unidade pesa 1.230 quilos e é equipada com motor 12 cilindros de 7,5 litros e 659 cavalos; com este propulsor, estima-se que o superesportivo alcance os 355 km/h e faça de zero a 100 km/h em 3,5 segundos.

Mas se isso tudo soa excessivo, pode-se ficar apenas com os Lambos Gallardo (nas versões Superleggera, de 530 cv, e Spyder, com motor de 5 litros e 10 cilindros) e Murciélago LP 640 (o carro de 12 cilindradas pilotado por Bruce Wayne no filme "Batman - Cavaleiro das Trevas"), exibidos no estande e que têm preços que variam de R$ 1,2 milhão a R$ 2,3 milhões, segundo a assessoria da importadora. Ou com as "populares" Lotus Elise, Elise SC (de Super Charger) e Exige S, também expostas, e que custam entre R$ 265 mil e R$ 350 mil.

Subaru tira sedã da manga

Texto e foto: Cláudio de Souza

A japonesa Subaru estréia no Salão de São Paulo um trunfo interessante: o Impreza sedã com motor 2.0 e tração 4x4 integral, a um preço bastante competitivo no segmento dos três-volumes médios: R$ 78.400 por um carro bem equipado e com garantia de cinco anos. Assim como o Magentis, da Kia, é um carro para peitar Honda Civic e Toyota Corolla. Ou melhor, seria, se o consumidor tivesse plena confiança quanto a não ficar na mão se precisar de uma concessionária longe dos grandes centros...

Também está à mostra a versão 2.5 do mesmo carro, de 230 cavalos de potência e uma respeitável entrada de ar no capô para o sistema turbo intercooler. O preço dessa configuração não foi divulgado.

Os Impreza hatch, que têm quatro opções de motorização (1.5, 2.0, 2.5 WRX de 230 cv e STI turbo intercooler de 310 cv), são outros carros que prometem chamar a atenção dos visitantes, já que não é a coisa mais comum do mundo ver um desses nas ruas. O design pode ser polêmico, mas UOL Carros o defende -- inclusive devido às (e não apesar das) lanternas traseiras brancas. De resto, há os SUVs da marca, o Tribeca (mais recente), Forester e Outback, além dos Impreza de competição.

Land Rover mira o futuro

Texto e foto: Eugênio Augusto Brito

A Land Rover vive, no Salão de SP, uma situação singular. Ao mesmo tempo em que celebra os 60 anos de fundação da marca -- iniciados em 1948 com o lançamento do jipe de inspiração militar Land Rover (hoje conhecido como Série 1) --, amarga uma redução em sua margem de lucros no Brasil, já que perdeu a isenção de impostos a que tinha direito ao ser desmembrada do Grupo Ford (no país, importadores associados à montadoras estabelecidas por aqui fazem jus ao benefício) e preferiu não repassar o custo ao preço final dos veículos.

Assim, a marca observa seu passado e traça estratégias para o futuro que podem estar, por exemplo, no protótipo LRX. Presente em versão de demonstração (é possível apenas observar suas formas externas), o modelo com traços futuristas tem, nas palavras da land Rover, a imponência e segurança de um sedã de luxo e o desempenho de um utilitário esportivo que prima pela funcionalidade.

O grande expoente do LRX, no entanto, é a sustentabilidade que sua linha de produção teria, uma vez que o modelo incorpora materiais reciclados e reaprovetáveis em seu acabamento.

Ainda com este panorama de orgulho do passado e preocupação com a qualidade do futuro, a montadora também expõe Anhembi a versão limitada em 1.800 unidades do Defender SVX -- que tem traços alusivos ao Série 1, mas possui itens que ressaltam a modernidade dos nossos tempos, como bancos Recaro --, o utilitários Range Rover Sport (presente também na versão Vogue), Discovery 3 e Freelander 2. De acordo com a Volvo, todos os modelos são feitos seguindo o conceito de compensação, pelo qual a empresa se compromete a equilibrar seus prejuízos à natureza com ações sócio-ambientais.

Crossover XC60 ilumina Volvo

Texto e foto: Eugênio Augusto Brito

A grande atração do estande da Volvo no Salão do Automóvel de SP é o XC60, lançamento da marca que toma para si a primazia do segmento crossover, mas que terá de competir no Brasil com BMW X3 e Mercedes-Benz GLK. O modelo vem equipado com motor de seis cilindros de 285 cavalos e três versões de acabamento: Comfort, por R$ 138,5 mil; Dynamic, por R$ 156,5 mil; Top, ao custo de R$ 165,9 mil.

O diferencial do XC60 está no quesito segurança, com o sensor "city safety" -- o dispositivo detecta a aproximação potencialmente perigosa entre o crossover e o veículo da frente e aciona, de forma automática e independente da reação do condutor, os freios.

Além do XC60, o estande ainda exibe ao visitante uma edição especial do XC90 -- com rodas aro 18, rack de alumínio cromado e acabamento alusivo à regata de transoceânica Ocean Race patrocinada pela montadora, o XC70, os sedãs S40 e S80, a perua V50 e o cupê C70. Todos estes modelos tiveram, segundo a Volvo, seus preços reduzidos. O fato é que o XC90, por exemplo, sai por R$ 179 mil.

BMW adia sonho do Mini no salão

Texto e foto: Eugênio Augusto Brito

Já havia ocorrido em 2006 e ainda não será desta vez que o público brasileiro poderá ver o compacto Mini no Salão do Automóvel. Embora já seja de conhecimento de todos que a BMW trará o modelo em importação direta e oficial a partir de 2009, uma questão de "imagem das marcas" impediu a presença do modelo no estande da montadora alemã -- a BMW não quis misturar seu escudo às asas que formam o símbolo da Mini e tampouco conseguiu espaço para um estande exclusivo para o carrinho inglês.

Quem quiser colocar os olhos (e também as mãos) na linha Mini -- que no Brasil terá os modelos Cooper, Cooper S (esportivo) e Clubman (espécie de minivan) -- terá de esperar até março ou abril de 2009 e procurar uma das duas revendas exclusivas (separadas da marca BMW) que serão montadas em São Paulo (SP) e Curitiba (PR) tendo algo entre R$ 100 mil e R$ 130 mil no bolso.

E já que o estande era todo dos lançamentos da BMW, a atenção ficou toda com o novo sedã grande de luxo 750i, representante da quinta geração da Série 7, que chega ao país no começo de 2009 com preço superior a meio milhão de reais. Para ser preciso: R$ 555 mil.

No estande ainda, o excêntrico crossover X6, o conversível M3 e o utilitário blindado X5.

Kia tem Mohave e ensaia o Soul

Texto e foto: Cláudio de Souza

A sul-coreana Kia tem mesmo o que mostrar no Salão de São Paulo. Em busca dos 100% de crescimento no Brasil em 2009, meta ambiciosa que não foi escondida nem em meio à atual crise financeira global, a marca deve passar a oferecer alguns produtos inéditos no país, além de renovar sua linha já conhecida por aqui.

Já em janeiro próximo o SUV médio-grande Mohave, denominado Borrego em outros mercados, deve chegar às lojas da Kia com três opções de motor V6: 3.0 (diesel), 3.8 e 4.6 (os dois a gasolina), com potências que vão de 250 cavalos a 275 cavalos. Para o ano que vem também está prometida a produção nacional do Soul, um crossover de multivan e SUV com motor 1.6 de 126 cavalos, lançado mundialmente no Salão de Paris, no começo deste mês. O plano é montá-lo na nova fábrica da Kia em Salto (SP), mas ninguém bate o martelo sobre datas enquanto a crise continuar. O Soul é certeza de sucesso de público no enorme estande da marca aqui no Anhembi.

O visitante ainda poderá encontrar os novos Cerato e Magentis, sedãs compacto e médio da marca. O segundo, que possui motor 2.0, ganhou conjunto óptico e lanternas traseiras mais modernos, capacitando-o a encarar de frente rivais como Honda Civic e Toyota Corolla. Seu preço, com câmbio automático, começa em R$ 74.900. Em março deve chegar o Magentis com um propulsor V6 de 194 cavalos, "carimbado" pelas duas saídas de escapamento. E por último, mas não menos importante, há o SUV Sportage já com face-lift.

Porsche renova família 911

Texto e foto: Eugênio Augusto Brito

A Porsche mostra em seu estande a nova família 911, que chega com os (levemente) remodelados Carrera, Carrera S, Carrera 4, Carrera 4 S e Targa 4S -- estes nas versões cupê e cabriolet (conversível) -- e também com Targa 4 cupê. A marca traz ainda a versão turbo do utilitário esportivo Cayenne S.

As maiores novidades da nova linha 911 são a adoção de LEDs no conjunto óptico e nas lanternas, quebrando um pouco o desenho clássico destes componentes, e a opção de câmbio com o sistema PDK de dupla embreagem da Porsche.

Os preços foram parcialmente revelados e começam em R$ 525 mil, valor do Carrera S, e seguem assim: Carrera 4S por R$ 555 mil, Targa 4S por R$ 585 mil, Targa 4S Cupê a R$ 595 mil. As versões Carrera, Carrera 4 e Targa 4 não tiveram os valores de venda divulgados. Quem tiver interesse no grandalhão Cayenne Turbo S, com seus 550 cavalos de potência, terá de desembolsar R$ 695 mil.

A Porsche ainda aproveitou seu tempo com os jornalistas para divulgar o balanço do ano: até outubro, foram 610 carros comercializados pela importadora oficial Stuttgart, contra 537 em 2007.

SsangYong é só alegria

Texto e foto: Cláudio de Souza

A marca sino-coreana SsangYong quer aproveitar o Salão de São Paulo para lembrar a todos que este ano o crescimento de suas vendas no Brasil chegou perto de 1.000%, pulando de 265 unidades de sua linha de utilitários 4x4 em 2007 para 1.420 unidades até o final de setembro último. Essa porcentagem é da SsangYong, não nossa. O fato é que as vendas foram multiplicadas por 5,3 -- e o ano ainda não acabou. Outro sinal de que as coisas vão vem é a ampliação da rede de concessionárias, de 19 pontos para 27 até o final deste ano. Está feito o registro, portanto.

De novidade em termos de produto, a marca dos dragões gêmeos apresenta o SUV Actyon 2.3 a gasolina de 150 cavalos, com transmissão automática, e a picape Actyon Sports com propulsor menor, 2.0 de 141 cavalos, esta com transmissão mecânica e movida a diesel. Segundo a assessoria da SsangYong, existia uma demanda por veículos da marca que fugissem do trinômio 4x4/diesel/automático. De resto, seus veículos -- Actyon, Rexton, Kyron -- continuam aliando um dos visuais mais "peculiares" do mercado à consagrada mecânica da Mercedes-Benz na gama a diesel.

Lifan sofistica linha Effa

Texto e foto: Eugênio Augusto Brito

A uruguaia Effa Motors, que ficou conhecida no Brasil pela introdução dos chineses M100 -- carro de passeio compacto com preço abaixo dos R$ 23 mil -- e utilitários da Haifei (van, picape e furgão), quer agregar uma maior sofisticação à sua imagem atual e trouxe ao Salão de SP uma nova marca, a Lifan, de hatches e sedãs médios com melhor padrão de conforto e acabamento.

O primeiro modelo é o 520, disponível nas versões hatch e sedã pequeno, com motorização 1.3 e 1.6 de até 85 cv. O destaque da linha, porém, é o sedã médio 620, também com motor 1.6 e câmbio manual de cinco velocidades, que traz a segurança do uso de airbags, a comodidade de sensores de estacionamento e acabamento exótico, com interior em cores claras, abuso de tecidos aveludados em locais com o pára-sol, mas que também tem apliques de plástico imitando madeira e cromados.

Em homologação para ser negociada no mercado brasileiro, a linha Effa-Lifan deve chegar ainda no primeiro semestre de 2009, seguindo a estratégia básica de explorar primeiro o mercado paulista. Os preços ainda não foram definidos e dependerão da paridade entre o real e o dólar.

Entre os conhecidos da Effa Motors, o M100 segue como destaque. Remodelado, com frente que exibe design mais contemporâneo e motorização Suzuki, o compacto mantém, ao menos por enquanto, o preço de tabela (ao em torno de R$ 22.500).

Troller exibe o novo T4

Texto e foto: Cláudio de Souza

O primeiro "grande momento" da Troller sob o domínio da Ford foi o recolhimento do mercado de todas (cerca de 70) unidades da picape Pantanal, devido a um defeito estrutural incorrigível. O segundo é bem mais positivo: o lançamento da linha 2009 do jipe T4, fabricado no Ceará e única atração do estande da marca aqui no Anhembi.

Para além das mudanças estéticas externas (nova grade, novos faróis, repetidores de seta nos pára-lamas, logotipo da marca mais destacado) e internas (o T4 ganhou um jeitão de Ford, como mostram as saídas de ar redondas), o que interessa no jipinho (de 3,94 metros de comprimento) são suas credenciais off-road: tração 4x4 com reduzida, ângulo de ataque de 50 graus e de saída e 37 graus, capacidade de transpor até 80 cm de água (segundo o fabricante) etc. O motor é um 3.0 turbo intercooler de 163 cavalos e um belo torque de 38,8 kgfm, que aparece a meras 1.600 rotações. O novo T4 deve ser apresentado à imprensa para testes em novembro, quando seu preço oficial será divulgado.

Trazo é Nissan vestido de Dodge

Texto e foto: Eugênio Augusto Brito

A foto acima mostra a traseira do sedã médio Dodge Trazo C 1.8 (lê-se "traço") , principal lançamento anunciado pela Chrysler durante o Salão de São Paulo para o mercado brasileiro. Para saber como é a frente, basta lembrar do hatch Nissan Tiida, do qual o Trazo é derivado.

Fabricado no México pela Nissan, o Trazo recicla o Versa (que nada mais é que o Tiida sedã) e será vendido no Brasil com a ressalva "by Dodge" exclusivamente nos concessionários da Chrysler, começando entre maio e junho de 2009. O preço ainda não está definido, mas o diretor geral da empresa no país, Philip Derderian, adianta que a intenção é que fique abaixo dos R$ 70 mil.

Como atrativos, o Trazo terá motor 1.8 bicombustível (flex) de quatro cilindros e 16 válvulas, opções de câmbio manual de seis marchas (igual ao do Tiida) e automático de quatro e porta-malas com capacidade de 390 litros.

Outro lançamento do grupo é o 4x4 Jeep Grand Cherokee Limited equipado com motor turbodiesel 3.0 e fortes 51,8 kgfm de torque, que começa a ser vendido no final de novembro, com garantia de três anos.

Volkswagen Eos está chegando

Texto e foto: Cláudio de Souza

A Volkswagen tem algumas novidades interessantes em seu estande no Salão do Automóvel de São Paulo, o primeiro a ser apresentado nesta terça-feira (28). Com chegada prevista às lojas já para novembro (ou seja, daqui a poucos dias), o conversível Eos (na foto acima), dotado de motor 2.0, promete ser um dos carros mais comentados do evento. Também vindo da Europa, o SUV Tiguan chega no primeiro trimestre do ano que vem, para disputar mercado com outros utilitários esportivos compactos-médios. Os preços de ambos provavelmente estarão acima da centena de milhar, já que não haverá benefícios tarifários para a importação.

Outra atração importante é o Passat CC, o luxuoso cupê de quatro portas apresentado em janeiro no Salão de Detroit. Ele também chega ao país no primeiro trimestre de 2009. Entre os conceitos, vale uma olhada no space up!, estudo para carro subcompacto (3,68 metros de comprimento) para quatro pessoas com motor traseiro -- seria uma espécie de "Fusca do futuro"; e na picape Concept, que se transformará muito em breve na primera picape média da Volkswagen, a ser denominada Robust e com fabricação na Argentina (e, claro, vendas aqui).

Por fim, atenção à inauguração da linha Bluemotion no Brasil, começando pelo Polo hatch agora e seguindo com Gol e Fox em 2009. Na Europa, o motor a diesel de boa qualidade ajuda nos resultados mais aceitáveis em termos de emissões poluentes e consumo de combustível. Aqui, a Volks fará a adaptação da proposta ao motor VHT 1.6 bicombustível. Para gastar menos (a marca não diz quanto) e, em suma, ser mais "verde", os carros ganharam, entre outras coisas, uma nova grade frontal (para melhorar a aerodinâmica) e pneus mais altos, de baixa resistência, calçando rodas menores (de 14 polegadas). No trem de força, mudam a relação de marchas e o gerenciamento eletrônico.

Como atração extra, a Volks promete aos visitantes do salão um pocket-show a cada 90 minutos, num teatro de cerca de 400 lugares montado ao lado do estande.

Ford 'não vê' crise, visitante vê Focus

Texto e foto: Cláudio de Souza

O clima relativamente sombrio gerado pela crise internacional deu o tom na entrevista coletiva da Ford, com o presidente Marcos Oliveira tentando mostrar algum otimismo com a situação da própria empresa no Brasil, a qual, segundo ele, tem gordura para queimar caso a situação se agrave (fábricas com turnos de hora extra, estoques em níveis "saudáveis"). Oliveira também demonstrou confiar na disponibilidade de crédito ao consumidor -- o grande motor das vendas recordes de carros nos últimos dois anos. E descartou um corte nos investimentos da Ford no país.

Em termos de produtos, a Ford aposta numa forte exposição da gama do novo Focus, que conta com oito unidades espalhadas pelo estande, uma delas a ST (na foto acima), configuração esportiva com motor 2.0 de 225 cavalos ainda indisponível no Brasil, mas que pode, eventualmente, inspirar um futuro carro a ser vendido por aqui. A marca também superexpõe o crossover Edge, com três unidades.

As novidades são a chegada do propulsor Duratec 2.0 flexível para equipar o jipinho EcoSport, que estará disponível nas lojas com esse trem de força ainda este ano. No entanto, isso não significa que o novo Focus 2.0 tambpem esteja prestes a beber álcool também. Não há previsão para isso, diz a Ford. Já uma versão esportivada do Ka 1.6, denominada Trail (como a do Fiesta), pode se tornar realidade em 2009. Por fim, vale a pena contemplar -- de longe, porque ele está numa área cercada -- o Mustang Shelby GT500 KR (de King of the Road, "rei da estrada"), série limitada de mil unidades do cupê esportivo com motor 5.4 V8 de 548 cavalos. Mas o fã de muscle cars não deve se animar: a Ford disse que importar oficialmente qualquer Mustang continua fora de seus planos.

RAV4 é novidade da Toyota

Texto e foto: Eugênio Augusto Brito

A Toyota montou um estande eclético no Salão do Automóvel de SP, combinando lançamentos recentes -- caso da nova linha da picape Hilux e do utilitário SW4, que UOL Carros mostrou há cerca de uma semana direto da Argentina --, atualizações da linha que já competem no mercado e estão entre os responsáveis pelas 82 mil unidades vendidas pela montadora em 2008 -- como o sedã Corolla -- e conceitos que apontam os novos rumos da fábrica japonesa e da indústria automobilística como um todo -- RiN e 1/X. Para fechar o pacote, um show de música pop embalando bailarinos no palco e carros da marca nos telões.

De inédito, a marca trouxe a terceira geração do utilitário esportivo de pequeno porte RAV4, com a frente ligeiramente modificada (novos pára-choque e conjunto óptico) e equipado com rodas aro 17, ao custo de R$ 115 mil. O modelo que conta com motor de 2.4 litros, câmbio automático de quatro marchas e tração 4x4 eletrônica chega à rede como linha 2009 em novembro, um mês antes da nova Hilux a gasolina.

Ainda no estande da Toyota, o visitante poderá ver os veículos da marca utilizados em competições esportivas -- como uma versão ralizeira da antiga Hilux, que participou da expedição Across de Amazon, o Toyota Corolla com adesivagem especial que será utilizado no próximo fim de semana pela organização do GP do Brasil de Fórmula 1 e, também, uma réplica do modelo T108 pilotado pelo italiano Jarno Trulli e pelo alemão Timo Glock da equipe Toyota F-1.

Mitsubishi compensa falta da Audi

Texto e foto: Cláudio de Souza

Sem muita coisa para mostrar ao público do Salão de São Paulo além de sua conhecida gama de veículos off-road, a Mitsubishi aposta num carro-conceito chamado ZT, esse da foto aí em cima. É um sedã grande (para nossos padrões; ele mede 4,95 metros) com motor diesel 2.2 de quatro cilindros e tração 4x4 com controle eletrônico. Se viesse a ser produzido, o carro teria uma série de equipamentos de última geração, como câmbio automático de embreagem dupla e sistema pré-colisão, além de pintura especial com tinta luminescente. No entanto, o ZT foi bolado apenas para mostrar os avanços da Mitsubishi em termos de tecnologia. Além disso, parece demais com o futuro Audi A1 quando visto de frente (e de lado lembra um pouco o Toyota Camry). Se você ficar chateado pelo fato de a montadora alemã dos quatro aros ter esnobado o salão, pode matar a vontade olhando o ZT...

Outra atração do estande da marca japonesa é uma escultura da picape L200 montada com 35 mil miniaturas de carros, colocando em prática o que se vê na propaganda de TV do modelo. As crianças vão gostar.

Hyundai i30 só no 2º semestre de 2009

Texto e foto: Eugênio Augusto Brito

Com um atraso de quase 15 minutos em sua apresentação (cada montadora tem meia hora para mostrar seus lançamentos à imprensa no Salão de SP), a Hyundai concentrou suas luzes sobre dois modelos de categorias e divulgação distintas: o compacto i30 (e sua versão perua i30 CW) estava à vista de todos desde o começo, enquanto o sedã de alto luxo Genesis só teve a capa que o escondia removida após discursos, vídeos e música apoteótica.

Sucesso na Europa, o i30 (foto acima) deve chegar ao país apenas no segundo semestre de 2009, por preço ainda não definido. A versão station wagon i30 CW "chega depois", mas sem uma data especificada pela montadora.

Antes disso, em janeiro, deve aportar aqui o sedã Genesis, apenas na motorização V6 (a V8 está fora dos planos da marca para o país) por um preço que pode variar entre R$ 180 mil e R$ 220 mil.

No estande, o visitante vai encontrar ainda os medalhões da marca: Tucson (que também conta com sua versão híbrida -- elétrico/hidrogênio -- desmembrada, facilitando a visualização dos componentes), Santa Fe e Azera.

Chevrolet 'liga' Volt e esquenta Malibu

Texto e foto: Cláudio de Souza

A General Motors conta com cinco trunfos em seu estande no Salão de São Paulo, todos já esmiuçados pela imprensa automotiva, inclusive por UOL Carros. São eles: o elétrico Volt, o sedã médio-grande Malibu (na foto acima), o crossover Captiva (já à venda no Brasil, mas ainda raro e disputado a tapa nas concessionárias), a versão de produção do novo Camaro conversível e o conceito GPiX, que deve dar origem a três carros nos próximos anos.

A entrada em linha do novo Camaro foi anunciada pelo vice-presidente mundial de design da GM, Ed Welburn. Ele lembrou que o modelo, releitura de um clássico do passado, é o mais encontrado em forma de miniatura nas mesas de trabalho dos designers da empresa, mesmo aqueles que nem trabalharam com o projeto... Quem vier ao salão, verá o porquê. O Camaro começa a ser vendido nos Estados Unidos "em poucos meses", segundo Welburn.

O Volt, que roda até 64 quilômetros com uma carga da bateria (na tomada mesmo, de 110 ou 240 volts) e depois disso conta com um motor a combustão para recarregar a unidade de força, surge no Anhembi também em sua versão definitiva, que deve começar a sair da fábrica nos EUA em 2010.

O Malibu, eleito o carro de 2008 nos EUA, poderá ser trazido ao Brasil por meio de importação, para ocupar o espaço entre o Vectra e o Omega. É um belo carro, e, como lembrou Welburn, de certa forma foi o pioneiro na introdução do "novo DNA" da Chevrolet, cuja identidade visual é marcada pela grade dianteira em forma de escudo, dividida por uma barra horizontal ostentando a gravatinha dourada da marca em tamanho grande. É o que marca o recente face-lift da Meriva, e que está também no Captiva (que tem uma unidade híbrida no estande). Curiosamente, o novo Camaro é o único modelo da Chevrolet que foge à regra.

Uma observação: o presidente da GM no Brasil, Jaime Ardilla, alfinetou a organização do Salão de São Paulo, sugerindo que não apenas o evento deveria ser anual, como também num pavilhão "mais adequado". Referia-se, certamente, ao brutal calor que faz aqui. Foi aplaudido pelos jornalistas ao dizê-lo.

Smart rouba a cena na Mercedes

Texto e foto: Eugênio Augusto Brito

O estande era da Mercedes-Benz, houve a apresentação de sete lançamentos da marca da estrela, mas quem roubou a cena foi o nanico smart fortwo, ultracompacto para apenas duas pessoas, que deve chegar ao país (primeiramente apenas no Estado de São Paulo) no primeiro trimestre de 2009, com preço entre R$ 55 mil e R$ 60 mil, caso o dólar fique na faixa dos R$ 2,20 quando o momento do lançamento chegar.

Nesta segunda-feira, no Anhembi, o pequeno cupê -- a versão cabriolet (conversível) também será importada -- foi "conduzido" ao palco pelo nadador medalhista de ouro nas Olimpíadas de Pequim César Cielo (1,95 m de altura), chamado para exaltar a versatilidade do modelo: menos de 2,70 m de comprimento e 700 kg de peso puxados por um motor de 84 cv de potência capaz de rodar por até 24 km com um litro de gasolina.

Quantos aos lançamentos da Mercedes, os de maior impacto foram: o reestilizado compacto esportivo CLC 200, que será montado em Juiz de Fora (MG), mas segue com status de importado (seus componentes vêm todos do exterior) e terá preço aproximado de R$ 130 mil (sempre a depender da cotação do dólar); o utilitário esportivo GLK 280, com sistema de tração integral all-terrain 4matic e motor V6 de 3.0 litros, por R$ 225 mil; e a série especial do roadster SL 63 AMG desenvolvida em parceria com a grife de relógios suíços IWC, limitada a 200 unidades no mundo, que custará US$ 390 mil.

O esportivo SLK, as novas gerações das classes CLS e M e a versão 170 da série B também fazem parte do rol de novidades da Mercedes-Benz no Salão do Automóvel de SP, que UOL Carros mostra em primeira mão aqui no blog.

Robô desvenda o Honda Fit

Texto e foto: Cláudio de Souza

A Honda trouxe de volta o robozinho Asimo para apresentar sua principal atração no Salão de São Paulo: o New Fit. Com uma voz infantil dublada, passinhos rápidos e gestos até que bem expressivos, o andróide "dialogou" com executivos da marca ao mostrar o carro. Nos dias abertos ao público, será uma atração à parte para quem vier ao Anhembi: a Honda promete algumas aparições esporádicas do Asimo, para deleite da criançada (e dos adultos também, claro).

Infelizmente, a Honda não divulgou os preços da nova gama do Fit, como havia prometido fazer -- é um provável reflexo da incerteza financeira global que ora vivemos. De resto, além da segunda geração do monovolume, a marca japonesa tem com maior atração a van Odyssey, de sete lugares, com um oitavo assento capaz de levar uma criança. São 5 metros de comprimento, 1,78 de altura, e um motorzão 3.5 V6 i-VTEC de 255 cavalos. Por ora, está aqui no Anhembi apenas para ser conhecida pelos brasileiros. Outros carros expostos são o crossover CR-V, o recentemente renovado Accord e o Civic -- deste, nem sombra da linha 2009, que deve trazer um face-lift na dianteira.

Nissan foca produção no país

Texto e foto: Eugênio Augusto Brito

A Nissan mostrou no Salão de SP dois exemplares de carros de passeio que serão produzidos na fábrica de São José dos Pinhais (PR) em 2009: o monovolume Livina (visto na foto acima), para 5 pessoas, e seu irmão maior, o Grand Livina, para até sete passageiros com a utilização de uma terceira fileira de assentos escamoteáveis. Os preços da nova família, no entanto, não foram divulgados.

O Livina deve ganhar as ruas em março de 2009 com duas motorizações flex (bicombustível), 1.6 e 1.8, e opção de câmbio mecânico ou automático. Segundo a montadora, sua missão será disputar mercado com a segunda geração do Honda Fit, referência em um segmento que tem ainda Fiat Idea e Chevrolet Meriva.

Já o Grand Livina deve chegar em meados do próximo ano e contará com uma segunda fileira de bancos que deslizam sobre trilhos para melhorar o acesso à última linha de assentos. A motorização será 1.8 flex, com opção de transmissão mecânica ou automática. O conceito deste carro, porém, difere do que se costuma ver por aí quando se ouve o termo "sete lugares". Para a Nissan, o Grand Livina é "mais um Volkswagen Spacefox e menos uma Zafira ou uma Grand Scénic", o que explica o perfil mais alongado e centro de gravidade mais baixo do modelo.

Outra atração do estande é o superesportivo GTR, com motor V6 de 3.8 litros e 473 cavalos. A máquina, que faz o 0-100 km/h em 3,5 segundos, segundo a fabricante, pode ser observada por todos os ângulos apenas no salão, uma vez que não deverá ser produzida no país e sequer tem a importação dada como certa.

Peugeot: 207 conversível e sedã

Texto e foto: Cláudio de Souza

A Peugeot centra fogo na gama 207 em seu estande no Salão de São Paulo. São três as atrações: a versão Escapade do 207 SW, o sedã 207 Passion e o 207 CC (Coupé Cabriolet). Com roupa aventureira, a SW da gama ficou muito interessante: traz faróis com máscara negra (ótima para disfarçar a carinha de sapo da dianteira do modelo), lanternas traseiras brancas e uma agressiva grade frontal, que pode vir em preto ou prata. O carro deve começar a ser vendido em dezembro.

O sedã Passion, que marca a entrada da Peugeot no segmento dos três-volumes compactos, já havia sido apresentado à imprensa na ocasião do lançamento do 207 hatch. É um carro totalmente novo -- não tem como ser acusado de "reciclar" o 206, que nem tinha sedã -- e que chega com preço muito agressivo: parte de R$ 40.990, já com ar-condicionado, direção hidráulica e trio. Bem mais barato, por exemplo, que o Volkswagen Polo Sedan, referência de qualidade no segmento.

Já o 207 CC está no salão para testar a reação do público brasileiro, visando a uma possível importação no futuro. Sua capota se retrai em 25 segundos e revela um interior caprichado, bem europeu e com pegada esportiva. O motor é 1.6, que pode desenvolver entre 120 cv e 175 cv. A Peugeot quer verificar se a aceitação local do carro tem potencial para repetir a do 206 CC, um sucesso de vendas no Brasil. Pela beleza do carro, a resposta é: sim.

Outras atrações do estande da Peugeot são alguns 207 e 307 de competição. E o 307 está para ganhar o mesmo motor flex 2.0 de 150 cv do Citroën C4 Pallas.

Logo mais, as novidades da Nissan.


Renault mostra conceito nacional

Texto e foto: Eugênio Augusto Brito

Enquanto na França a matriz da Renault anuncia redução da produção e corte de empregos, a filial brasileira tratou de espantar -- ao menos verbalmente -- a crise econômica mundial. A apresentação da montadora no Salão de SP ressaltou números positivos como o crescimento de 82% desde o início da estratégia de reestruturação de sua gama de veículos, tomando como base o gosto (e o poder aquisitivo) do público brasileiro. Quanto aos carros, a novidade, por assim dizer, ficou a cargo do primeiro conceito da marca, o Sand'Up Concept.

Concebido no Brasil, mas tendo como base o hatch Sandero, que tem origem na romena Dacia, o conceito tem o porte visualmente avantajado da versão aventureira Stepway, mas inova ao trazer rodas de perfil baixo, portas transparentes com abertura do tipo "tesoura" -- como em modelos da Lamborghini -- e interior com o tom vermelho preponderante, seja nos bancos de couro, seja na iluminação do painel. O Sand'Up tem ainda o teto aberto a partir do que seria a coluna B, permitindo uma configuração conversível ou mesmo como picape.

No plano mais real, a Renault apresentou versões limitadas e esportivas do "sedãzinho" (pelo tamanho, não pela importância) Logan e do sedã Mégane. Falemos um pouco deste último, que é mais viável comercialmente: na cor preto nacre, tem aerofólios e saias laterais, pneus aro 16, parachoques e paralamas mais robustos e saltados, formando um perfil mais aerodinâmico. A motorização, porém, não é tão excepcional -- um propulsor 2.0 a gasolina que gera 138 cv de potência e promete fazer o 0-100 km em 11,3 s e chegar à máxima de 199 km/h.

Citroën: C4 hatch 1.6 chega em março

Texto e foto: Cláudio de Souza

A Citroën traz para o Salão de São Paulo três carros que devem chegar ao Brasil no prazo máximo de um ano: o C4 hatchback, o C5 em duas carrocerias, sedã e station (ambas para o segundo semestre de 2009), e o C4 Picasso de cinco lugares (para janeiro de 2009). Após o discurso do novo presidente da marca no Brasil, o francês Jean Louis Orphelin, que mostrou o otimismo de praxe nesse tipo de ocasião (apesar da crise econômica global), os modelos foram exibidos aos jornalistas. Algumas (poucas) informações adicionais são preciosas: o C4 hatch, por exemplo, chegará até março de 2009 com duas opções de motor, o 1.6 16V de 110 e 113 cavalos, flexível, que equipa a gama C3, e um 2.0 também flexível, este com opção de transmissão automática. Pelo menos o 1.6 exibido aqui no Anhembi está equipado com ar-condicionado digital, seis airbags e, claro, o perfumador de ar já conhecido na linha C4. Não se fala em preço -- a crise econômica global é uma boa desculpa para isso... Mas o C4 hatch (na foto acima) certamente terá valor começando, no mínimo, com "5".

Um carro que deve chamar a atenção do público é um Xsara Picasso Sport, na verdade uma versão tunada e invocada do modelo, aqui numa unidade vermelha bem escandalosa. O carro tem motor 2.0 de 138 cavalos e já rodou no evento Quatro Rodas Experience, este ano, em Interlagos. Para contemplar a questão do meio ambiente, tão presente nos salões internacionais, a Citroën mostra um Picasso dotado do sistema Stop & Start, que corta o motor quando o carro está parado.

O estande da Citroën também tem atrações não-automotivas, como um estúdio de rádio da BandNews montado numa Jumper, personagens do Cartoon Network e o Café 2CV, homenagem ao carro clássico da marca.

E, se você pretende vir ao salão após o dia 30, prepare-se: o calor aqui no Anhembi é simplesmente inacreditável! Logo mais, as novidades da Renault.

Fiat: Punto T-Jet chega em 2009

Texto e foto: Eugênio Augusto Brito

Primeira montadora a mostrar suas novidades na 25ª edição do Salão do Automóvel de SP, a Fiat focou sua apresentação nos conceito de tecnologia, utilitarismo e preocupação com o meio-ambiente e com a atual situação econômica mundial. Assim, mostrou no Anhembi seu segundo protótipo concebido no Brasil, o FCC 2, ou Bugster (mistura de buggy e roadster), construído com materiais alternativos e reutilizáveis e que emprega propulsão elétrica. As atenções, no entanto, foram para a "pequena grande estrela" da montadora italiana, o Fiat 500, versão moderna do modelo criado há mais de 50 anos na Europa e que, em sua versão para o século 21, deve desembarcar no Brasil no segundo semestre de 2009, com motorização ainda indefinida. E houve também espaço para versões de modelos já conhecidos do brasileiro, que devem chegar até o primeiro trimestre de 2009, segundo a montadora -- como o Punto T-Jet (ou Punto turbo, que o internauta pode ver na imagem acima) e o Stilo Blackmotion.

O Fiat 500 é carísmático e por si só já vale a visita ao estande da montadora. Mas UOL Carros acredita que, por serem mais acessíveis (provavelmente, uma vez que preços não foram divulgados) e terem uma data de lançamento praticamente definida (resumindo, por serem modelos mais palpáveis), o Punto T-Jet e o Stilo Blackmotion podem fazer sucesso junto aos visitantes e consumidores.

O Punto T-Jet tem visual invocado: utiliza o mesmo propulsor lançado com o sedã Linea T-Jet, 1.4 turbo 16V, possui molduras que lembram as da linha Adventure, mas sem os parafusos aparentes, máscaras que ressaltam os faróis alongados e adesivagem própria da versão. Rodas de liga-leve, bancos que mesclam couro e material sintético e o teto solar dão um ar esportivo ao compacto.

Já o Stilo Blackmotion promete agregar um pacote tecnológico de ponta ao conhecido hatch, garantindo sobrevida ao modelo.
Em instantes, a cobertura do estande da Citroën.

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