quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A "presidentA"

Muito bem escrito e exemplificado. Vale a pena ler até o final...
 
- Você sabe que até na HORA DO BRASIL, os locutores são obrigados a dizer presidentA?
 
Este assassinato ao vernáculo só poderia ter saído da boca de um boçal cultural, que agora é repetido por toda a camarilha do PT. Já andam até dizendo que será possível as duas formas. SERÁ POSSÍVEL?
 
Para seu conhecimento...
A "PresidentA" e o Português (leia-se língua portuguesa)
Presidenta???
 
Mas, afinal, que palavra é esta inexistente em nossa língua?
 
Bem, vejamos.
No português existem os particípios ativos como derivativos verbais.
Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente…
 
Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente.
Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
 
Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".
 
Um bom exemplo seria:
"A presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta.
Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta."
 
 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...