sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Os três filtros

Na Grécia antiga (469 - 399 AC), Sócrates era um mestre reconhecido por sua sabedoria.
Certo dia, o grande filósofo se encontrou com um conhecido que disse:
- Sócrates, sabe o que acabo de ouvir sobre um de seus alunos ?
- Um momento. - respondeu Sócrates - Antes de me dizer,gostaria que você passasse por um pequeno teste. Chama-se "Teste dos 3 filtros".
- Três filtros ?
- Sim. - continuou Sócrates - Antes de me contar o que quer que seja sobre meu aluno é bom pensar um pouco e filtrar o que vais me dizer.
O primeiro filtro é o da Verdade.
-Estás completamente seguro de que o que vai me dizer é verdade?
- Bem, não... Acabo de saber...
- Então, sem saber se é verdade, quer me contar...
-Vamos ao segundo filtro, que é o da Bondade.
-Quer me contar algo de bom sobre meu aluno?
- Não, pelo contrário..
- Então, - interrompeu Sócrates - queres me contar algo de ruim sobre ele, que não sabes se é verdade.
Ainda podes passar no teste, pois ainda resta o terceiro filtro, que é o da Utilidade.
O que queres me contar vai ser útil para mim?
- Acho que não muito...
- Portanto, - concluiu Sócrates - se o que você quer me contar pode não ser verdade, não ser bom e pode não ser útil para que contar?
Esse episódio demonstra a grandeza de Sócrates e porque era tão estimado.
Mas....também explica porque nunca soube que Platão comia sua mulher.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...